sábado, 22 de janeiro de 2011

Variável - Conceitos Básicos - Fundamentos da Programação


Disse o WikiBooks: “Uma máquina computacional é essencialmente uma máquina de entrada/saída de dados. Podemos definir dois tipos de dados : constante (…) e variável”.

Enquanto temos todo esse vai e vem, o computador precisa armazenar os dados que chegam e de acordo com uma programação pré-estabelecida processar a informação que chega e até finalmente apresentá-la.
Uma explicação bem clara de inclusão, armazenamento e apresentação de dados é a tirinha acima, do site DrPepper (encontrada nesse site AQUI).
Vejamos:
A MULHER DIZ: “Querido, se te conheço, sei que conseguirá salvar minha mãe!” (o DR. recebe a informação)
O DR. CALCULA: “Sua mãe = Minha sogra” (processamento dos dados)
O DR. DIZ: “É… você não me conhece!” (resultado e apresentação dos cálculos)
Todos os Algoritmos e, posteriormente um programa, recebem dados. Esses precisam ser alocados, guardados em algum lugar no computador para serem usados no processamento das informações e tarefas. Esse armazenamento é feito na memória.
Uma variável representa um lugarzinho, posição na memória. A variável tem um nome e seu valor pode variar ao longo do tempo, durante a execução de algum programa. A variável pode ter diferentes valores, mas somente um valor a cada instante, podendo ser alterado a qualquer instante. Diferindo-se da constante que não se altera.

Tipos de Dados

Os dados inseridos são separados por tipos, sendo os mais utilizados:
  • Numérico;
  • Lógico;
  • Caracter.
Isto me impressiona. Quer dizer que na maioria dos COMPLEXOS programas que conhecemos, eles estão manipulando apenas esses três tipos de dados.

Numérico

Separados por Reais e Inteiros.
Sendo Reais números positivos ou negativos que POSSUEM parte decimal, Ex.:
  • 45.23
  • 89.34
  • -688.34
  • 0.0
  • -0.247
Sendo Inteiros números positivos ou negativos que NÃO POSSUEM parte decimal, Ex.:
  • -32
  • 89
  • 0
  • 531
  • -753
Obs.: Nota-se que os números Reais são separados por pontos e não vírgulas.

Lógico
Variável que pode assumir somente dois tipos de valores: VERDADEIRO ou FALSO.

Caracter

Tudo aquilo que é digitado. Letras e números (como texto). Letras maiúsculas ou minúsculas. Caracteres especiais (+, ?, @, #, &). Exemplos:
  • ‘aluno’
  • ‘1234’
  • ‘@internet’
  • ‘0.34’
Certo então, até aqui estou entendendo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário